Salvador

Projeto Bike Comunidade gera renda em comunidade carente da cidade

A Prefeitura, por meio da Saltur, instalou 20 bicicletas do projeto piloto Bike Comunidade na região do antigo Alagados, em Itapagipe. A ação foi criada pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), tornando-se inédita na capital baiana, sendo que a comunidade já aderiu à ideia.
Para utilizar a bike, os moradores da comunidade precisam fazer um cadastro pessoal, com documento de identificação e número de telefone para contato. Após o cadastramento, a pessoa pode pegar a bicicleta e usá-la por até 24 horas. Vale frisar que essas bicicletas contam inclusive com oficina.
“Por ser uma novidade, a nossa intenção é fazer com que as pessoas façam uso consciente da bike. Ou seja, além de melhorar a mobilidade, também é possível alugar a bicicleta gratuitamente para fazer transporte de objetos e outras possibilidades que gerem renda para o cidadão. Estamos na expectativa de que essa ação se espalhe pelas demais comunidades carentes”, afirma o líder da comunidade, Ubirajara Azevedo.
Para o morador Samuel Pereira, de 19 anos, o projeto Bike Comunidade ajuda a família, pois ele utiliza o equipamento para fazer entregas. “Como não tenho condições de comprar uma bicicleta, esse projeto com certeza me ajuda muito porque agora eu posso fazer entregas por aplicativo e ajudo minha família na renda de casa”, conta.
Retomada – O projeto Bike Comunidade foi implementado dentro do plano de retomada da economia em Salvador para estimular o uso da bicicleta também na geração de renda. A iniciativa ainda será implantado em pelo menos mais dez localidades da cidade, envolvendo a criação de espaços de referência para oficinas e atividades relacionadas ao meio de transporte e a disponibilização e manutenção das bicicletas.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *