Ronaldo Carletto sugere implantação de sistema de cadastro de aparelhos de celular

Com o objetivo de contribuir com a segurança da população, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou uma Indicação para sugerir a implantação de sistema de cadastro de aparelhos de celular. O parlamentar tem como base uma medida realizada na Bahia, a implantação do sistema “Alerta Celular”, no qual a pessoa faz o cadastramento prévio do IMEI (número de identificação global e único) do aparelho. Se tiver o celular roubado ou furtado, o dono, no prazo de 48h, pode acionar o alerta.

O deputado ressaltou que a experiência teve grande êxito e que, apenas em uma semana, mais de 12 mil usuários tinham feito o cadastro dos celulares. “Em abordagens, os policiais poderão consultar o banco de dados e verificar se o aparelho está cadastrado como fruto de roubo ou furto, podendo realizar a apreensão e encaminhamento à delegacia que vai acionar o proprietário, mediante uma notificação, para a devolução”, explicou Carletto.

Ronaldo destacou que esse sistema ajuda a inibir o comércio ilegal de aparelhos roubados. “Através desta Indicação, quero sugerir que o Ministério da Justiça e Segurança Pública adote, em âmbito nacional, em parceria com as empresas de telefonia, sistema semelhante ao modelo adotado no Estado da Bahia”, salientou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *