DestaquesPolítica

Rosemberg acusa ACM Neto de distorcer dados da segurança para fazer terrorismo eleitoral

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT), rebateu as críticas de ACM Neto (União Brasil) à segurança pública da Bahia e afirmou que o candidato da oposição tenta transformar a campanha em um “palanque do medo”. Segundo o deputado, Neto distorce deliberadamente os indicadores oficiais ao afirmar que a violência avançou no estado, quando os dados mostram redução consistente dos crimes violentos a partir dos investimentos realizados pelo governo Jerônimo Rodrigues.

Para Rosemberg, o discurso de ACM Neto é irresponsável por tentar convencer a população de que a Bahia perdeu o controle da segurança, ignorando justamente os resultados obtidos pela atuação das forças policiais. “Ele prefere espalhar uma narrativa de caos para obter dividendos eleitorais, mesmo sabendo que os indicadores apontam queda da violência. É uma tentativa de aterrorizar os baianos para vender a falsa ideia de que apenas sua eleição resolveria um problema complexo”, criticou.

O parlamentar também classificou como frágeis as propostas anunciadas pelo ex-prefeito. Na avaliação de Rosemberg, a chamada Governadoria da Segurança e o Plano de Reocupação de Territórios não passam de conceitos genéricos, sem detalhamento de execução, metas ou fontes de financiamento, além de reproduzirem ações que já são desenvolvidas pelo Estado por meio da inteligência policial, integração das forças de segurança e ocupação permanente dos territórios.

Rosemberg lembrou que a Bahia reduziu em 20,3% as mortes violentas entre janeiro e maio de 2026, com queda de 30,7% em Salvador, resultado atribuído ao reforço do efetivo, ao uso de tecnologia, à ampliação da inteligência e aos investimentos contínuos do governo estadual na área de segurança pública.

O líder governista afirmou ainda que chama atenção a postura de ACM Neto de atacar o governo enquanto evita prestar esclarecimentos sobre investigações envolvendo organizações criminosas que atuaram na Prefeitura de Salvador desde sua gestão. Para o deputado, quem pretende cobrar transparência deve começar respondendo aos próprios questionamentos.

Rosemberg citou a Operação Overclean, da Polícia Federal e do Ministério Público, que apura esquema de fraudes em contratos públicos e tem entre seus principais investigados um amigo admitido pelo próprio ACM Neto. “Antes de posar como salvador da segurança pública, ele precisa explicar sua proximidade com personagens ligados a investigações tão graves e deixar de usar o medo como estratégia eleitoral”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *