Salvador

Salvador: 1 milhão de pessoas já receberam a primeira dose contra Covid

Nesta sexta-feira (25), Salvador alcançou a marca histórica de 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, montante que representa mais de 50% do público-alvo definido para estratégia, isto é, cidadãos a partir de 18 anos. O número reflete os esforços empregados pela Prefeitura para montagem de uma ampla estrutura para imunizar os soteropolitanos desde que as operações tiveram início na capital baiana em 19 de janeiro deste ano.

Não à toa, a cidade chegou a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como a capital brasileira mais eficiente na aplicação das doses, com 94,6% dos imunizantes recebidos já aplicados. Considerando a segunda dose, Salvador já chega, nesta sexta, a 413 mil pessoas que completaram o esquema vacinal – cerca de 23% da população habilitada para a imunização contra o coronavírus.

“Conseguimos isso porque estamos investindo muito. Temos diversos pontos fixos, drives, Vacina Express, fizemos mutirões, viradões e disponibilizamos aplicativos que facilitam a vida das pessoas quando vão se vacinar. Sempre acreditei que só através da vacina iríamos vencer essa guerra. Estamos perto de mudar essa triste página da nossa realidade, mas ainda precisamos nos cuidar. É importante continuarmos utilizando máscara, evitando aglomerações. Estamos bem próximos de voltar à nossa normalidade, que é tudo o que mais queremos”, ressaltou o prefeito Bruno Reis.

O avanço da vacinação, somada à continuidade das precauções para conter a disseminação da doença, será fundamental para o controle da pandemia, evitando que novas sobrecargas no sistema de saúde ocorram. Além disso, vai possibilitar a retomada das atividades econômicas de forma mais abrangente, inclusive, daquelas que foram suspensas desde o início da crise sanitária, em março de 2020.

“Um milhão de soteropolitanos protegidos com a primeira dose. Claro que ainda é preciso tomar todos os cuidados, porque todo esse um milhão de pessoas tem que concluir o ciclo vacinal, mas é uma marca que nos deixa muito felizes, pois estamos cuidando e protegendo as pessoas. Vamos seguir em frente com a melhor vacinação do Brasil”, acrescentou o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Fotos: Bruno Concha/Secom e Igor Santos/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *