Salvador sedia 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Salvador sedia, até este sábado (12), o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento começou nesta quinta-feira (10) no Hotel Deville Prime, em Itapuã, e reúne autoridades de todo o país para debater temas relacionados às boas práticas e governança do turismo de forma sustentável, especialmente no momento pós-pandemia da Covid-19.

Com o tema Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade: Caminhos para o Futuro, o encontro é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com a Prefeitura. O apoio institucional é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e União dos Municípios da Bahia (UPB).

Durante a abertura do evento, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pablo Barrozo, destacou os avanços do turismo em Salvador e os esforços empregados pela Prefeitura para preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade. “O turismo movimenta uma cadeia enorme de emprego, especialmente aqui na capital baiana, onde 25% da economia é representada pelo segmento”, pontuou.

O gestor ainda acrescentou que, a partir de uma gestão financeira séria e eficiente, a Prefeitura pôde investir em uma série de projetos, que envolveram a revitalização de áreas e pontos turísticos. “O resultado tem aparecido nos últimos oito anos. A capital baiana está sempre entre as cidades mais procuradas para visitação no Brasil”, disse Barrozo.

Continuidade – Além de ocorrer de forma presencial, com vagas limitadas para 200 participantes, o 7º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial tem transmissão ao vivo pelo canal da CNM no YouTube.

No turno da tarde, a partir das 14h30, acontecerá a mesa “Governança em Políticas Públicas para o Turismo nas Cidades Patrimônio Mundial” com o presidente da OCBPM, Mário Nascimento. A atividade também terá a participação do diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Raphael Hallack, e pelo consultor de turismo Cálidon Costa, CEO da Apri Consultoria.

Em seguida, às 17h, a equipe técnica da OCBPM abordará os “Desafios e Oportunidades para os Destinos Patrimônio Mundial”. Às 18h30, haverá participação especial do secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, que falará sobre as “Perspectivas para o Turismo Mundial – Tendências Para o Futuro”. Às 19h, haverá uma reunião do grupo de trabalho dos prefeitos das cidades patrimônio mundial e equipe técnica dos órgãos governamentais presentes.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.