Salvador

Salvador terá escola voltada para crianças autistas na Boca do Rio

A capital baiana vai ganhar uma unidade de ensino voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Escola Municipal do Curralinho e a nova sede da Associação dos Amigos do Autista – Bahia (AMA-BA) será erguida pela Prefeitura, em parceria com o governo federal, na Rua Granja Marazul, 1, na esquina com a Estrada do Curralinho, na Boca do Rio. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta quinta-feira (6), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado dos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Cidadania, João Roma.

A nova unidade será cedida à AMA-BA, que gerenciará o espaço e transferirá as atividades realizadas na sede, em Patamares, para o novo local, após a construção. A iniciativa permitirá a ampliação do atendimento de 145 para 1 mil alunos autistas da cidade, que receberão acompanhamento educacional especializado no contraturno escolar, facilitando o acesso ao aprendizado e ampliando os serviços destinados a esse público. Além disso, a instituição também realizará atendimento aos familiares e à comunidade.

Recordando a história da instituição, o prefeito Bruno Reis destacou a representatividade e o papel desempenhado pela AMA no apoio a pais e suas crianças com TEA. “Esta é uma manhã histórica para Salvador. Sempre lutamos pelas pessoas com algum tipo de dificuldade e, desde que entrei na Prefeitura, passamos a conhecer as instituições que prestam apoio a causas como esta. Estas entidades são o ombro amigo de mães e pais de crianças que sofrem com o espectro autista. Anteriormente, a AMA possuía apenas o apoio da Smed, na cessão de professores, e percebemos que deveríamos resolver as necessidades da entidade de forma permanente”.

O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que, somente em 2021, a gestão municipal apoiou a AMA com cerca de R$1 milhão. “Apesar disso, faltava uma sede. E, em breve, vão passar a contar com uma sede aqui no Curralinho, a partir dessa autorização de início das obras. Tenho certeza de que esta unidade ajudará pais e mães a terem melhor qualidade de vida para si e suas crianças. Teremos a melhor escola de apoio a crianças com espectro do autismo do Brasil”.

Para o ministro Milton Ribeiro, o momento é de garantir educação plena e irrestrita, garantindo assistência a quem mais necessita. “Durante a pandemia, os protagonistas foram médicos, hospitais e demais agentes de saúde. Mas, neste momento que estamos caminhando para o fim desta pandemia, os professores e demais profissionais da educação serão os grandes protagonistas dessa história. Este projeto da AMA supre todas as necessidades das crianças autistas e esperamos que seja um grande modelo para todo o Brasil”.

O ministro João Roma relatou que a construção da unidade é fruto de um trabalho coletivo. “Conseguimos enxergar uma maneira, com parceria, diálogo e somatório do esforço de todos, para que pudéssemos atender pessoas que, mais do que precisam, merecem, porque também são cidadãos brasileiros e também têm o seu quinhão de espaço, reconhecimento e respeito do Estado brasileiro. É isso que a gente está buscando, neste momento, fazer acontecer”.

Fotos: Valter Pontes/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *