Salvador vacina mais de 20 mil pessoas contra Covid-19 neste sábado (17)

Mais de 20 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Salvador somente nesse sábado (17). Desse total, cerca de 12,4 mil indivíduos receberam a primeira dose do imunizante, enquanto outros 7,9 mil completaram o esquema vacinal com a administração da segunda dose.

De acordo com o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, o sucesso da estratégia é resultado da estrutura montada para a vacinação na capital baiana. São 30 pontos de imunização entre drives e postos fixos, além de mais de 1,5 mil profissionais envolvidos em toda operação.

“A vacina é a maneira mais eficaz de contermos a pandemia. Chegamos a uma significativa marca de mais de 20 mil pessoas vacinadas hoje e o que deve ser chamado à atenção é o nível de organização que demonstramos mesmo com o grande volume de procura nos postos. Salvador continua sendo a capital que mais vacina no país”, destacou o secretário.

Domingo – A estratégia segue neste domingo (18), somente no período da manhã, das 8h às 12h, com a aplicação da primeira dose para as pessoas de 60 anos ou mais, nascidas entre 18 de julho de 1960 a 18 de outubro de 1960. No mesmo horário, também seguirá normalmente a vacinação com a segunda dose para os trabalhadores da saúde e idosos. Para ter acesso à vacina, basta ser observada a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

A imunização para a primeira dose acontece nos pontos drive-thru na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova – Nazaré, Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Barris, Parque de Exposições – Paralela, Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula, Unijorge – Campus Paralela e Vila Militar – Dendezeiros.

Também estão disponíveis os pontos fixos localizados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde Clementino Fraga – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Já aplicação da segunda dose será realizada nos seguintes pontos: FTC – Paralela (drive e fixo), Faculdade Universo – Avenida ACM (drive), Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu (drive), Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas (drive), Barradão – Canabrava (drive e fixo), USF San Martin III (drive), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (fixo), UBS Ramiro de Azevedo (fixo) e USF Colinas de Periperi (fixo).

Vacina Express – Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br. São ofertadas 200 vagas por dia, preferencialmente, para acamados ou com dificuldade de locomoção.

Os idosos que receberam a primeira dose em casa não precisam fazer novo registro no site. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Hora Marcada – O serviço de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 pelo serviço Hora Marcada fica suspenso nos finais de semana. Os atendimentos agendados previamente através do site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br acontecem de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Foto: Betto Jr/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *