Salvador

Salvador vai ganhar polo para estimular a economia criativa

A capital que é um dos caldeirões culturais mais quentes do planeta vai ganhar labaredas a mais com um pacote de estímulos, formado por 13 ações e investimentos de R$32 milhões, anunciado hoje (18) pela Prefeitura para fortalecer a economia criativa em tempos de pandemia do novo coronavírus. A principal novidade é a criação do Polo de Economia Criativa, no Comércio, conforme detalhou o prefeito ACM Neto em coletiva realizada no Terminal Marítimo, local onde o equipamento, batizado de Doca 1, será implantado em parceria com a iniciativa privada e com o apoio do Sebrae.

Os anúncios fazem parte das 101 ações que integram o plano de estímulo à economia da Prefeitura nesse momento de crise sanitária, dessa vez dentro do pilar “Economia criativa”. Na coletiva de hoje, o prefeito apresentou ainda os pilares voltados para os pequenos negócios e a área de inovação. Antes, já haviam sido detalhadas as ações tributárias e fiscais, os investimentos públicos e privados em obras, as iniciativas para reaquecer o turismo e as soluções urbanas. Todo esse plano visa gerar emprego, renda e dinamizar os setores econômicos da cidade.

“Não existe no Brasil um polo para fomentar a economia criativa como esse que estamos autorizando aqui hoje, na Baía de Todos-os-Santos, integrado ao Hub Salvador, ao Centro de Recuperação do Turismo (CRT) e aos novos equipamentos culturais que iremos instalar aqui nessa região do Comércio, como a Casa da História de Salvador”, disse ACM Neto.

O prefeito explicou que o Doca 1 será construído no modelo de negócios “built to suit”, ou seja, caberá ao privado investir em mobiliário, equipamentos, operação e manutenção do espaço, com investimento de R$2 milhões. O privado também terá que recepcionar programas municipais, a exemplo da Salvador Filmes, agência de fomento para estimular produções locais que faz parte do conjunto de ações detalhadas hoje. A Prefeitura, por sua vez, destinará R$7 milhões em recursos para locação por encomenda, infraestrutura e realização de eventos próprios ou patrocinados.

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