DestaquesPolítica

SDE defende retomada da Indústria Naval na Bahia em audiência pública na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus

Evento, que ocorreu na manhã deste domingo (24), teve como pauta a Enseada do Paraguaçu e o Canteiro de São Roque
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) esteve presente na audiência pública pela revitalização da Enseada do Paraguaçu e reabertura do Canteiro de São Roque, realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, neste domingo (24). O Governo do Estado, por meio da SDE, está empenhado na retomada da indústria naval na Bahia.
 
De acordo com o secretário da pasta, Angelo Almeida, a estratégia é atrair empresas que possam utilizar o Canteiro de São Roque na montagem, desmontagem e manutenção de plataformas, gerando entre 1 mil e 2 mil empregos. A outra meta do estado é a Enseada do Paraguaçu conseguir ganhar um dos módulos de leilão da Petrobrás. O certame, que ocorrerá a partir de janeiro do ano que vem, vai escolher os fabricantes de módulos para plataformas de petróleo. A perspectiva é que a revitalização empregue de 4 a 5 mil pessoas novamente.
 
“Toda a região se reúne junto com trabalhadores e trabalhadoras no sentido de exercer e construir uma força política que possa retomar o protagonismo da indústria naval, que já existiu no local a partir do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. O governador Jerônimo está muito empenhado em desenvolver uma grande cadeia produtiva na região neste setor tão importante para economia e desenvolvimento baiano”, afirmou Almeida, durante audiência.
 
O secretário lembrou ainda que é tempo de focar na esperança da reconstrução. “Fiquei muito tocado com a fala do meu colega, Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Nazaré das Farinhas, Leonam Torres. De acordo com ele, jovens soldadores, que no auge do estaleiro tinham um carro Golf, hoje sobrevivem sendo mototáxis. A pretensão do governo é que jovens qualificados voltem a ser empregados na sua área”, finaliza.
 
Entre os presentes na audiência estavam o vereador Uberdan Cardoso de Santo Antônio, que promoveu a audiência pública junto com os vereadores da região; o prefeito do município Genival Deolino; o presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Dega; o prefeito de Muniz Ferreira, professor Gileno; o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Nazaré das Farinhas, Leonam Torres; Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Silvio Ataliba, coordenador da SDE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *