Sebrae convida ‘Empretecos’ baianos para evento exclusivo

Uma vez Empretec, para sempre empreteco. Só quem já passou pela imersão do principal programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec, sabe o poder transformador dessa experiência e quão valioso são os aprendizados compartilhados ao longo do seminário. Por isso, para resgatar os aprendizados e compartilhar histórias reais de empresários que fizeram acontecer na pandemia, o Sebrae vai reunir, virtualmente, nos dias 30 e 31 de agosto, às 19h, empretecos baianos e de todo o país para o Empretec Realiza. As inscrições são gratuitas e exclusivas para quem já participou do Seminário Empretec e podem ser feitas no site https://www.empretecrealiza.com.br/.

A expectativa dos organizadores é reunir em torno de cinco mil pessoas para trocar conhecimento sobre o tema empreendedorismo e revisar o conjunto de comportamentos empreendedores, reforçando a importância dessas atitudes para o sucesso dos negócios. Entre os convidados para comandar o evento estão o jornalista e apresentador Zeca Camargo; a locutora e comunicadora Regina Bittar, conhecida pela voz do Google Tradutor; e pelo poeta e empreendedor George Daniel.

A Bahia é uma das Unidades federativas que mais realiza turmas do Empretec, com uma média de 30 seminários por ano.  Segundo a analista técnica da Unidade de Gestão do Portfólio. Eliana Brito, em todo o estado, há uma procura grande por essa metodologia.

“O baiano é um povo, naturalmente, empreendedor, criativo, curioso e essa mistura nos ajuda a proporcionar para eles, através do Empretec, o acesso ao desenvolvimento de características importantes. Em função disso, acredito que os empretecos baianos, que seguem participando de eventos do Sebrae, prontamente, estarão em massa neste evento nacional pensado especialmente para eles”, destaca.

Programação

Na programação de dois dias, os inscritos também terão a chance de dar visibilidade aos seus negócios no quadro “Fui lá e fiz”. Para participar, basta acessar o site do evento e enviar um vídeo ou áudio de até dois minutos, contando histórias que deram muito certo e os comportamentos empreendedores que contribuíram para os resultados; mas também valem histórias que tenham dado errado e que geraram aprendizado.

Além disso, os empretecos que tiveram negócios criados a partir de experiências na “Empresa Cria”, que faz parte da metodologia, e hoje conquistaram um negócio de sucesso, também podem ser escolhidos para fazer parte da programação ao vivo. Basta compartilhar sua história pelo e-mail: empretecrealiza@sebrae.com.br.

A descontração também vai fazer parte do Empretec Realiza com a ‘Batalha de Memes’. Os participantes devem criar um meme que lembre o conjunto de comportamentos empreendedores praticados no Seminário Empretec, a experiência vivenciada na “Empresa Cria” ou a realização e entrega do livro dos Selos. O público do evento poderá votar no seu meme preferido, e os vencedores serão premiados pelo Sebrae.

Entenda
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que é aplicada em 40 países. No Brasil, o Sebrae é o responsável exclusivo pela aplicação da imersão desde 1993 com a formação de mais de 288 mil ‘empretecos’, o que corresponde a mais de 60% dos capacitados de todo o mundo.

Lucas Carneiro, dono da Farmácia Formullar e Farmácia Santo Antônio, em Jacobina, passou pela experiência do Empretec há 14 anos, mas ainda mantém fresco na mente os aprendizados do seminário. “O Empretec me mostrou que para crescer precisamos não esperar as coisas acontecerem por si só, que é preciso buscar informações confiáveis, planejar e definir metas, fazer o acompanhamento dos indicadores e controlar os resultados”, relembra.

O veterano já garantiu a sua participação no Empretec Realiza para, segundo ele, atualizar-se das novidades dos comportamentos empreendedores. “Todo evento que usa o nome “Empretec” precisa de atenção e dedicação. Tenho como expectativa sempre aprender mais estratégias”, pontua.

Quem também já garantiu a participação no evento foi a Lucélia Dourado, da Planejar Agronegócios. Em contraponto ao Lucas, Lucélia participou recentemente do seminário realizado em Barreiras, região Oeste da Bahia, em agosto de 2021. A empresária conta que, com a vivência do Empretec, pôde perceber a importância da prática para o seu desenvolvimento profissional, o que a impulsionou a fazer o Empretec Realiza. “Quero estar em contato com outros empreendedores, poder compartilhar minhas experiências, e também aprender com o conhecimento dos demais participantes”, conta.

A empresária recorda que o seminário a ajudou no reconhecimento de pontos fortes e fracos em seu perfil empreendedor e ela reforça: “o evento foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional, e também na gestão da minha empresa. No Empretec vivenciei os comportamentos dos empreendedores, que irei adotar na minha empresa para que possamos trabalhar de forma mais assertiva e com isso conquistar o sucesso”.

SERVIÇO

O que: Empretec Realiza

Quando: 30 e 31 de agosto, às 19h

Onde: Online

Quanto: Gratuito

Inscrições: https://www.empretecrealiza.com.br/

Foto: iStock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *