DestaquesPolítica

Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis conta com Assembleia Legislativa para “forte parceria”

Adolfo Menezes disse que “não basta combater o racismo, mas ser também antirracista”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, recebeu, hoje (24.03), em audiência, a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, para estreitamento das relações entre as duas instituições e configuração de uma agenda de trabalho comum. “Foi uma visita muito gentil da secretária Fabya Reis e eu disse a ela que a ALBA estará sempre aberta para combater qualquer forma de racismo e de intolerância religiosa. Não basta ser contra o racismo, temos que ser antirracistas também, porque é inadmissível e intolerável que ainda haja discriminação por causa da cor da pele”, disse o chefe do Legislativo estadual.

“Foi uma visita de cortesia e me senti bastante acolhida pelo presidente Adolfo Menezes, para afinarmos essa forte parceria institucional entre a Alba e a Sepromi. Propusemos ao secretário que a Assembleia integre a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, e também que possamos promover, conjuntamente, a formação de servidores da ALBA, através de cursos e palestras, para o combate ao racismo”, disse a secretária Fabya Reis, que conta na ALBA com a Comissão de Promoção da Igualdade, presidida pela deputada Fátima Nunes (PT)

A titular da Sepromi também acordou com o presidente Adolfo Menezes que a Assembleia Legislativa irá acelerar o rito legislativo para criação, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública, da Coordenação de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. “Evoluímos da proposta de criar delegacias especializadas no combate ao racismo para uma coordenação sistêmica na própria SSP. O presidente Adolfo Menezes nos garantiu que dará celeridade ao projeto, tão logo ele seja enviado pelo governador Rui Costa”, assegurou Fabya Reis, entregando ao presidente um exemplar do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, aprovado pela ALBA em maio de 2014.

COMENDA NO TRE

O trabalho do presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, em defesa das eleições e do direito ao voto, foi reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que lhe conferiu, através de solenidade virtual, comenda entregue pelo presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior. “Agradeço ao presidente Jatahy Júnior e aos juízes do TRE pela deferência em nos outorgar a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, que para mim simboliza muito em um momento de ataques maléficos à democracia e à liberdade”, agradeceu o chefe do Legislativo estadual.

Fotos: Agência ALBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *