Sempre promove webnário sobre combate às drogas a partir desta quarta (16)

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza o Webinário “Reduzindo Danos, Reinventando Caminhos”. A ação acontece nesta quarta (16) e quinta-feira (17), às 9h, no canal da Sempre no YouTube, e tem como objetivo principal proporcionar um debate acerca do indivíduo e a sua relação com a droga, considerando a complexidade e a transversalidade dessa temática.

Nesses dois dias, o webinário promoverá palestras com objetivo de difundir informações com vistas a desconstruir estigmas e preconceitos reforçados e justificados por questões econômicas, políticas, religiosas e por modos de vida. A programação de abertura terá a participação da vice-prefeita Ana Paula Matos e, durante os dois dias, vai reunir representantes do poder público municipal e estadual, universidades, trabalhadores da pasta e da rede parceira.

De acordo com o secretário da Sempre, Kiki Bispo, além do debate, é importante pensar em políticas públicas, a exemplo de como elevar o número de acolhidos nas instituições e reinseri-los na sociedade. “Isso já ocorre nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem o objetivo de garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seus ciclos de vida e assegurar espaços de convívio familiar e comunitário”, frisa. O gestor acredita, ainda, que o webinário vai ajudar a trazer novas propostas para o tema.

Para a diretora de Políticas Sobre Drogas da Sempre, Juliana Portela, o debate é inovador. “Apesar de, no Brasil, a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas ter sido criada com vistas a promover campanhas e encontros voltados para participação da sociedade brasileira e, também, para conscientização da comunidade sobre essa temática, a exemplo do controle, consumo e legislação, existe a dificuldade de as ações saírem do papel. No caso de Salvador, lutamos diuturnamente para avançar nesta questão”, salienta.

Estrutura – Atualmente, a Prefeitura gerencia os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), a Abordagem Social, o Centro Dia (equipamento social destinado à atenção diurna de pessoas com deficiência em situação de dependência), os Centros POP (que oferecem o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua).

Além disso, a rede conta ainda com as Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs), que realizam o acolhimento provisório para adultos e famílias em situação de rua e/ou desabrigados por abandono, migração ou ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, entre outros.

Programação:

Dia 16/06 (quarta-feira)

9h – Mesa de abertura

• Vice-prefeita de Salvador: Ana Paula Matos

• Secretário da Sempre: Kiki Bispo

• Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Carlos Martins

• Diretor da Guarda Municipal (GCM): Maurício Lima

• Secretário Municipal da Saúde (SMS): Leo Prates

• Secretário Municipal da Educação (Smed): Marcelo Oliveira

• Integrante do Programa Corra para o Abraço: Maria Conceição Cardoso da Silva

10h – Apresentação da DPSD

• Diretora de Políticas Sobre Drogas da Sempre: Juliana Portela

10h30 – Palestra Magna

Tema: Novos dispositivos no cuidado às pessoas vulneradas em situação de rua

•  Integrantes do Consultório de Rua: professor da Ufba, Antonio Nery Filho, e Sara Nascimento

13h30 – Vídeo institucional (Coral Vozes da Rua)

14h – Redução de danos: uma estratégia de ampliação da vida

• Especialista em Saúde Mental e psicóloga da Defensoria Pública: Patrícia Flach

15h30 – O Contexto da segurança pública e o uso das drogas

• Secretário Estadual de Segurança Pública: Ricardo César Mandarino

17h – Encerramento

Dia 17/06 (quinta-feira)

9h – Vídeo

9h30 – Uso abusivo: uma questão de saúde pública

• Psicóloga do Cetad Observa: Renata Pimentel

11h – A interseccionalidade e o uso de drogas

• Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): Luciana Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *