Sobape abre programação da 31ª Semana Mundial do Aleitamento Materno com encontro virtual nesta segunda-feira (2)

Atividade será realizada pela plataforma Makadu Live, às 15h, em parceria com Ceam-BA, Coamas, Sesab, Unicef, Pastoral da Criança e Ibfan

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) abre a programação da 31ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM – 1 a 7 de agosto) nesta segunda-feira (2), às 15h, com um encontro virtual, através da plataforma Makadu.live (https://makadu.live/sobape), reunindo entidades e defensores da prática da amamentação. Este ano o tema central é “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”.

O evento acontece em parceria com os comitês de aleitamento materno de Salvador e da Bahia (Coamas e Ceam-Ba, respectivamente), com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e com participação de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Pastoral da Criança e da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan – sigla em inglês).

“Os benefícios do aleitamento materno já são amplamente conhecidos, mas precisamos mobilizar cada vez mais as famílias, as empresas e a sociedade civil para a responsabilidade de todos em estimular e encorajar as mulheres a essa experiência de alimentar e estreitar o vínculo afetivo com seus filhos”, destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, que fará a abertura do encontro online.

A vice-presidente da Sobape, a neonatologista Ana Paz, e a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno, Iandira Montes Castro, também participam da atividade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o aleitamento aconteça como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida dos bebês e siga até dois anos ou mais com alimentação complementar. O leite materno é considerado alimento padrão ouro por oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento inicial da criança.

Agosto Dourado

A Sobape estende a programação da SMAM ao longo do ‘Agosto Dourado’, mês dedicado à causa da amamentação, com diversas atividades. No dia 4, a presidente Dolores Fernandez participa da Sessão Especial na Câmara de Vereadores para discutir a Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no município de Salvador. “A proteção da criança começa com o o aleitamento materno”, ressalta Fernandez.

No dia 11 de agosto, a intensivista neonatal Iandira Castro realiza palestra presencial no auditório da Clínica Santa Bárbara, na cidade de Jacobina, sobre a importância do aleitamento materno na primeira hora de vida. A aula também terá transmissão ao vivo pelo Youtube e Instagram da clínica.

No dia 19 de agosto, a Sobape participa do Fórum Virtual da Rede Cegonha do Oeste baiano, que envolve as três regiões de saúde: Barreiras, Santa Maria da Vitória e Ibotirama, com abordagem no pré-natal e na assistência no parto e nascimento.

Nos dias 20 e 23 haverá Curso Presencial de Manejo da Lactação na Maternidade Referência para Residentes de Neonatologia. Uma live em 24 de agosto sobre sensibilização pela amamentação na primeira hora de vida fecha a programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *