Sociólogo Arilson Favareto palestra em programação do “Bahia no Clima”

O sociólogo Arilson Favareto, Doutor em Ciência Ambiental, ministrará a palestra online “Economia Climática: Novos Paradigmas”, nesta terça-feira (19), às 10h, dentro da programação do “Bahia no Clima: Preparando os Municípios”. A transmissão será aberta ao público no YouTube do projeto.

Ao longo dos últimos 25 anos, Arilson, que é autor do livro “Paradigmas do Desenvolvimento Rural em Questão”, vem trabalhando num eixo temático denominado Transição Ecológica, que pressupõe o atendimento tópico de questões relacionadas a agendas setoriais, como a ambiental, agrícola/agrária e industrial, e uma mudança substantiva nas formas de relação entre sociedade e natureza.

“Para pensar em vetores de atuação capazes de operar este tipo de mudança no tempo presente é preciso olhar para as lições da trajetória recente e para os desafios do futuro. Um desenvolvimentismo verdadeiramente novo precisará superar os termos da experiência já vivida”, explica.

BAHIA NO CLIMA – O “Bahia no Clima: Preparando os Municípios” selecionou 10 cidades baianas interessadas em uma imersão nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções para superar os desafios atuais e futuros. O projeto, que tem patrocínio da Bahiagás, foi iniciado no dia 15 de julho e seguirá até outubro.

Coordenado por Virgílio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Leticia Moura, mestre pela UFBA em Engenharia Industrial com foco em Tecnologias Limpas, o programa colocará em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.

A programação atenderá diretamente as cidades de Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba, que serão certificadas e receberão um evento dedicado a cada uma, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos seus territórios em termos de risco climático.

A intenção é que o projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicos de mitigação e adaptação às mudanças do clima. O Bahia no Clima conta com parceria da TAOCA Cultura Ambiental, do Fórum Clima Salvador, INCT IN-TREE, ABES, CREA e patrocínio da BahiaGás e Governo do Estado da Bahia.

Interessados podem se atualizar de mais detalhes no Grupo de WhatsApp do projeto.

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.