Variedades

Testes de covid-19 chegam à comunidade escolar da rede estadual na Cidade Baixa

Até segunda-feira (9), cerca de 14,5 mil pessoas da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino na Cidade Baixa têm a oportunidade de fazer o teste de detecção da Covid-19. Foram convocadas 14 escolas estaduais localizadas nos bairros de São Joaquim, Calçada, Dendezeiros, Largo de Roma, Boa Viagem, Ribeira, Bonfim, Uruguai e Massaranduba. O atendimento é das 8h às 17h, exceto no sábado e no domingo, período em que os testes não são realizados.

Nesta sexta-feira (6), os testes foram aplicados no Colégio da Polícia Militar (CPM) Dendezeiros e na Escola Presciliano Silva. Na segunda (9), vão ocorrer novamente na Escola Presciliano Silva e no Colégio Estadual Polivalente San Diego. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destaca que esta é a sexta rodada de testes — duas já foram realizadas no interior e, em Salvador, contemplaram o Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e região da Liberdade. “Nós estamos cuidando da saúde da Rede Estadual de Educação e, ao mesmo tempo, nós estamos apreciando os resultados. Em Salvador, nos três blocos de testagem, nós chegamos ao número de 5 a 6% de testes positivos. Se essas pessoas estivessem em aula, em atividade, nós estaríamos aumentando, acelerando o processo de disseminação da doença”, afirma.

Segundo o secretário, a adesão aos testes no interior é grande. “Tem município que nós conseguimos testar 100% dos professores, 99% de servidores e 80% de estudantes. Em Salvador, essa participação está muito abaixo em relação a esses números. Daí a importância e o apelo para que estudantes, professores e servidores aproveitem a oportunidade e façam o teste”.

Foto: Camila Souza/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *