Tribunal de Contas da União aprova contas de Bolsonaro
Brasília – Nesta quarta-feira (7), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, com ressalvas, as contas do ex-presidente Jair Bolsonaro, referentes ao ano de 2022. O relator do caso, ministro Jorge Oliveira, apresentou a proposta que foi acompanhada por unanimidade pelos demais ministros do TCU. Apesar das ressalvas, a aprovação das contas indica que a gestão financeira do governo durante o ano de 2022 não apresentou irregularidades que comprometessem sua legalidade.
O parecer do TCU será agora encaminhado ao Congresso Nacional, que terá a tarefa de avaliar as contas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Caberá aos parlamentares analisar os relatórios do Tribunal.
A aprovação com ressalvas das contas presidenciais é uma prática comum no processo de fiscalização, uma vez que é raro encontrar um relatório totalmente isento de falhas. No entanto, as recomendações feitas pelo TCU destacam a importância de garantir uma gestão financeira eficiente e transparente, com o objetivo de fortalecer a confiança da população nas instituições governamentais.
Foto: Divulgação