Uefs realiza capacitação de estudantes para coleta de material para exame PCR

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou, no último dia 7, a atividade de capacitação de estudantes para coleta de material do exame PCR para detectar Covid-19. A ação desenvolvida no campus universitário capacitou 40 discentes.

Proferida por Erenilde Marques de Cerqueira e Maricelia Maia de Lima, a metodologia empregada foi através da realização técnica da coleta de material da nasofaringe com swab. Os estudantes praticaram os exames entre eles.

A professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância à Saúde da Uefs, Erenilde Marques, declarou que por meio das testagens será possível detectar infectados por Covid-19 e promover ações de controle e monitoramento.

“A importância da capacitação se dá pelo auxílio na aprendizagem, prática dos conhecimentos e auxílio à comunidade para evitar propagação, além do diagnóstico dos contaminados pelo vírus”, relatou a estudante de Enfermagem Marília Lima a respeito da experiência e desdobramentos.

Posteriormente ocorrerá a instalação de um posto de testagem para a comunidade universitária, com o intuito de realizar o exame em estudantes, docentes, técnicos e outros trabalhadores que já voltaram às atividades presenciais.

A ação também teve apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS), o bioquímico Henrique Costa e de duas técnicas em patologia.

Foto: Edvan Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *