NoticiandoVariedades

UFBA oferecerá novo curso de Engenharia de Petróleo em meio ao aquecimento do mercado

O otimismo em torno da retomada dos investimentos no setor de refino de petróleo está impulsionando a demanda por profissionais qualificados, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está atenta a essa movimentação. A instituição aprovou a criação do curso de Engenharia de Petróleo, uma resposta estratégica às necessidades crescentes do mercado.

A nova graduação, recentemente aprovada pelo Conselho Acadêmico de Ensino, estará disponível para matrícula no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2024, sendo oferecida pela renomada Escola Politécnica.

Este curso representa um desdobramento da habilitação em petróleo que fazia parte do curso de Engenharia de Minas, presente na grade curricular desde 2005. Com a criação independente do curso de Engenharia de Petróleo, a UFBA amplia sua oferta educacional, contando agora com dois cursos de graduação autônomos: o reformulado Engenharia de Minas e o recém-criado Engenharia de Petróleo, que disponibilizará 30 vagas anuais.

Do total de vagas, 24 serão destinadas ao Sisu, enquanto as seis restantes serão preenchidas por meio de um processo seletivo específico para egressos do Bacharelado Interdisciplinar (BI). As aulas não se restringirão apenas à Escola Politécnica, sendo estendidas para diversos institutos, incluindo o Instituto de Geociências, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Física, Instituto de Computação, Instituto de Química, entre outros.

O curso terá uma duração de 10 semestres, em período integral e modalidade presencial, totalizando uma carga horária de 3840 horas. Os egressos poderão atuar em diversas áreas, incluindo engenharia de poço, engenharia de reservatórios, processo de produção, gestão ambiental e regulação.

Para mais informações sobre o curso de Engenharia de Petróleo na UFBA, os interessados podem acessar o site oficial do curso ou entrar em contato através do e-mail: petroleo@ufba.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *