Unidade móvel da Hemoba é instalada no Hospital Geral Roberto Santos para doação de sangue e cadastro de doadores de medula

A região do Cabula, em Salvador, será a próxima localidade receber a unidade móvel de coleta da Hemoba nesta terça-feira (16), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Os atendimentos vão até sexta-feira (19), das 8hàs 17h, como parte do plano de ação da instituição para sensibilizar a população para a importância da doação regular durante a pandemia.

Nas unidades móveis serão realizadas coletas de sangue para doação e cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. Os atendimentos acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus.

Parada fixa

Com a prorrogação das restrições de circulação em todo o estado, uma unidade de coleta ficará no supermercado Big Bom Preço, da avenida ACM, região do Iguatemi, até o dia 3 de abril, com atendimentos de segunda a sábado, das 8h às 17h. A ação visa contemplar voluntários da unidade do Salvador Shopping, que se mantém fechada, cumprindo decreto estadual de fechamento dos centros comerciais, pelo avanço da pandemia.

Coleta nos shoppings

Os atendimentos nas unidades do Salvador Norte Shopping e do Salvador Shopping seguem suspensos esta semana. Na unidade da Vasco da Gama, o atendimento acontece das 7h30 às 16h durante a semana e no sábado (20), das 7h30 às 12h30.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Serviço: 

O quê: Coleta itinerante no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Onde: Rua Direta do Saboeiro, S/N – Cabula. Salvador (BA).

Quando: De 16/03 a 19/03, das 8h às 17h, das 8h às 17h.

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *