UPB entrega reforma e ampliação do setor de engenharia e arquitetura nesta segunda (13)

Expectativa é dobrar a capacidade de trabalho do setor, que contribui para a economia dos municípios

A União dos Municípios da Bahia (UPB) inaugura nesta segunda-feira (13), às 15 horas, a reforma e ampliação do seu setor de engenharia e arquitetura, realizada com recursos próprios. O evento contará com a presença da diretoria executiva da entidade, prefeitos, do vice-governador João Leão e autoridades. O setor é responsável por oferecer aos municípios o serviço técnico especializado na elaboração de projetos e emissão de pareceres de engenharia e arquitetura. Em 2020, a atividade desenvolvida pela UPB nesta área gerou aos municípios baianos economia de R$12 milhões. Com a ampliação, a expectativa é dobrar a capacidade de trabalho do setor, que somente de março a agosto deste ano entregou 620 projetos.

Entre as ações são disponibilizados à elaboração de projetos para construção de praças, unidade básica de saúde, pavimentação, escolas, quadras poliesportivas, campos de futebol, pequenas pontes, sistemas de água, entre tantos outros. “Nossa diretoria se preocupou em deixar a UPB mais técnica para ajudar os municípios. A gente sabe que às vezes faltam recursos e mão de obra especializada nas prefeituras e na UPB conseguimos sem custo para os municípios oferecer projetos com todas as exigências técnicas necessárias para facilitar a aprovação de emendas, convênios e os recursos para a execução das obras”, explica o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

A requalificação, realizada com recursos próprios e investimentos da ordem de R$300 mil, inclui a ampliação da área física com 22 estações de trabalho, novos softwares, maquinário, sala de reuniões e o reforço na equipe técnica de profissionais especializados para o atendimento personalizado aos municípios. Todo o serviço segue critérios e diretrizes dos ministérios, superintendências, órgãos estaduais, Caixa Econômica Federal e demais autarquias públicas, aumentando as oportunidades de aprovação e execução dos projetos dos municípios.

Agilidade nos processos

Durante a inauguração, a UPB também apresentará a ferramenta UPB +Ágil, desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada pela Sogo Tecnologia. A ferramenta está em fase de implantação e propõe o uso de papel zero na instituição, além de oferecer uma plataforma para os gestores acompanharem o andamento dos projetos protocolados na UPB com menos burocracia, mais eficiência e agilidade, contribuindo também com uma cultura de preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *