DestaquesPolítica

UPB faz balanço de 1 ano de gestão da atual diretoria e lança plataforma para dinamizar comunicação com as prefeituras

Completando um ano à frente da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Diretoria Executiva liderada pelo presidente Zé Cocá, que é prefeito de Jequié, esteve reunida na sede da entidade nesta quinta-feira (10), em Salvador, para um balanço do primeiro ano de gestão do biênio 2021-2022. A entidade que comemora a aprovação do parcelamento da dívida previdenciária dos municípios –  promessa feita no discurso de posse –  também traça rumos para a atuação neste ano, tendo a redução da alíquota patronal do INSS das prefeituras como pauta prioritária. Para marcar a data foram lançados o novo portal de informações municipalistas da entidade e a Rede UPB, uma plataforma criada para facilitar o acesso dos gestores municipais à orientação e serviços da UPB e de diversos órgãos da esfera estadual e federal.

“Se esse mandato na UPB encerrasse hoje, eu já estaria feliz sabendo que dei a minha colaboração a esta entidade e à causa municipalista”, apontou Zé Cocá. O gestor destacou o protagonismo da UPB em pautas nacionais e afirmou que a entidade segue sendo “uma casa apartidária”, que agrega e une os prefeitos e prefeitas em torno da luta municipalista.

O vice-presidente institucional da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), ressaltou o perfil técnico e a missão da UPB em auxiliar os municípios. Segundo Quinho, a Rede UPB e o novo portal lançados nessa quinta (10) consolidam esse apoio. “Atende ao anseio das prefeituras por informações mais rápidas e seguras. Além de ser um bom gestor em infraestrutura, obras, assistência social, nós prefeitos temos que ser bons em informações porque sem elas não chegamos a lugar algum”, disse.

Nesse sentido, a UPB promoveu no período, 21 capacitações voltadas aos gestores e técnicos municípios, com mais de 5.700 participantes.  A orientação especializada também permitiu a captação de R$144 milhões em emendas especiais para as prefeituras baianas e R$41 milhões em operações de créditos para os municípios.

A credibilidade da UPB perante os prefeitos e à sociedade foi apontada pelo vice-presidente administrativo da entidade, Caca Requião, que é prefeito de Miguel Calmon. “A cada dia a UPB se consolida mais como uma entidade respeitável que tem acento no debate e nas decisões que influenciam a gestão dos municípios. Sinto-me honrado em representar a entidade”.

Já o diretor tesoureiro e prefeito de Santana, Marcão Cardoso, fez questão de exaltar a representatividade da entidade que tem mais 95% dos municípios baianos filiados. “É com esse trabalho sério que nós conseguimos ampliar o número de associados e fortalecer ainda mais a nossa entidade”, reforçou.

Participaram ainda da reunião os prefeitos Carroça de Rio Real, Branco Sales de Cardeal da Silva, Alexsandro Menezes de Freitas de Acajutiba, Danillo Sales de Várzea da Roça, e Antônio Valete, prefeito de Jussari e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica – CIMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *