Uso excessivo de celular pode causar síndrome do carpo

Passar muitas horas em frente ao computador, tablets e smartphones pode causar uma série de problemas à saúde, entre eles, a síndrome do túnel do carpo, doença que tem como sintomas formigamento, sensação de choque, dor e fraqueza nas mãos e braços.

“Normalmente essa neuropatia ocorre principalmente por causa do esforço repetitivo, mas também está associada a quedas, tumores e inflamações, como a artrite reumatoide. Qualquer tipo de compressão do nervo mediano no canal do carpo, localizado entre a mão e o antebraço, pode desencadear essa síndrome”, explica o ortopedista Marcio Santana, criador do programa Envelhecimento Saudável e especialista em Clínica da Dor.

Em seu estado mais avançado, a síndrome do carpo pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade para executar tarefas simples como segurar uma xícara, apertar um botão ou, até mesmo, enfiar uma agulha.

O tratamento, geralmente envolve anti-inflamatórios, injeções de corticoides ou cirurgia, mas pequenas mudanças na rotina podem ajudar na prevenção.

“Ajustar o ângulo do teclado do computador, fazer exercícios da ginástica laboral de forma regular, trabalhar sempre com o punho alinhado ao antebraço, evitar posições que alonguem demais o pulso e o excesso de atividades manuais em dispositivos móveis estão entre algumas medidas que podem ajudar a prevenir”, relata o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *