Municípios

Vacina contra gripe é ofertada para pessoas que não foram imunizadas em 2021

A Prefeitura de Salvador segue ofertando a vacina contra a gripe nos postos de saúde da capital. As doses estão disponíveis para pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, que não tomaram o imunizante em 2021. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que quem recebeu a vacina ano passado, não precisa comparecer aos postos. No ato da vacinação é obrigatória a apresentação do cartão SUS de Salvador.

A infectologista da SMS, Adielma Nizarala, explica que não há indicação de revacinação com o mesmo tipo de vacina contra a gripe. “A vacina contra Influenza que está em uso ainda é a mesma que foi aplicada na campanha de 2021. A partir de março, uma nova versão deverá começar a ser aplicada na campanha 2022. Sendo assim, quem tomou a vacina ano passado não precisa e não deve tomar novamente agora”, disse.

Foram aplicadas quase 900 mil doses contra influenza em Salvador, com uma cobertura geral de 63%. Entre os grupos prioritários, 84% das crianças estão imunizadas, 68% das gestantes, 50% dos trabalhadores de saúde, 73% das puérperas e 58% dos idosos, receberam o imunizante.

A médica destaca a importância de o público-alvo que ainda não recebeu o imunizante procurar os pontos de vacinação espalhados pela cidade. “As pessoas que, por qualquer motivação, principalmente aquelas que fazem parte de grupos prioritários para a campanha de vacina contra influenza, não procuraram as unidades de vacinação, devem fazê-lo o mais rápido possível para garantir sua imunização”, afirmou Adielma.

Ao receber a vacina no Multicentro Carlos Gomes, a recepcionista Tânia Menezes Silva, de 43 anos, falou sobre a importância da ação para evitar novos surtos. “A correria do dia a dia impossibilitou que eu tomasse a vacina ano passado. Mas, graças a Deus, hoje pude receber o imunizante, que vai evitar que eu fique gripada e que contamine outras pessoas. Sei da importância deste gesto e entendo que temos que priorizar nossa saúde, por isso indico que as pessoas se vacinem, para evitar sobrecarregar os postos de atendimento”.

Após contrair o vírus da Influenza, a confeiteira Jéssica da Cruz, 27 anos, destacou a importância da vacinação. “Infelizmente, ano passado contraí o vírus da gripe e fiquei de cama. Me arrependo profundamente de não ter tomado a vacina antes, pois, se tivesse me imunizado, não teria sofrido tanto com o vírus. Os sintomas dolorosos me fizeram ver a importância de tomar a dose, por isso agora vim e me comprometo a não perder mais campanhas de vacinação. Tive que aprender com a dor, só quem já passou sabe o quanto é ruim”.

Fotos: Bruno Concha/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *