Vale da Rosa: Vice-governador visita uma das maiores produtoras de uva de mesa de Portugal neste sábado

A comitiva do governo baiano, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, visitou neste sábado (23) a vinícola Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, um dos maiores produtores de uva de mesa. No local, o grupo conheceu a industrialização de uvas passas, apresentou o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e oportunidades de negócios na Bahia. O comendador Antonio José Ferreira Silvestre, proprietário do Vale da Rosa, foi convidado a compor a missão empresarial que irá visitar e conhecer a Bahia para identificar oportunidades de investimento in loco, em novembro. 

“Estamos fortalecendo o intercâmbio comercial, de tecnologia e trocando experiências. Vejo aqui muitos negócios que podem ser implantados na Bahia. Temos excelentes oportunidades de investimentos, recursos naturais propícios e mão de obra qualificada. Já estamos planejando uma missão de investidores portugueses ao Estado. Quero que eles vejam de perto a transformação que temos feito nas terras baianas”, declara o vice-governador.   

A Vale da Rosa fica no município de Ferreira do Alentejo, grande região produtora de uvas de mesa, com agroindústrias de uvas passas e vinagres viníferos. São produzidos, por safra, 30 toneladas (t) por hectares (ha) de uva de mesa sem semente e 40t/ha com semente. A vinícola possui 280 ha plantados e gera 1 mil empregos. Antes da pandemia, o local recebia uma média de 15 mil visitas turísticas. Cerca de 70% da produção do grupo fica no mercado nacional e 30% vão para exportação. Portugal consome 32 mil toneladas de uva de mesa por ano. 

Uma reunião no Convento do Espinheiro, em Évora, encerrou o dia. O grupo, comandando pelo empresário Nuno Camacho, está implantando uma unidade em Salvador, no antigo Convento do Carmo. Infraestrutura turística e intercâmbio Bahia-Portugal foram assuntos abordados durante o encontro. 

Em julho deste ano, Nuno Camacho e o Cônsul de Portugal, Jorge Fonseca, visitaram projetos de fruticultura no Vale do São Francisco e o Polo Agroindustrial. Eles passaram por Juazeiro, Casa Nova e Barra, na Bahia, e em Petrolina/PE. 

Participaram da agenda o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, Eduardo Salles, e o reitor da Univasf, Paulo Fagundes. 

Fotos: Ascom/Seplan
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *