“Vamos construir um sistema onde o ser humano esteja na centralidade de tudo”, diz Lucinha em Eunápolis

Em defesa de um sistema com o povo no centro das decisões, a secretária nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores (PT), Lucinha do MST, fez o primeiro lançamento de sua pré-candidatura para deputada estadual, em Eunápolis, extremo sul da Bahia. O ato aconteceu no último sábado (23) e contou com lideranças políticas, movimentos sociais, outros pré-candidatos, além de amigos e familiares das cidades da região que foram conferir o lançamento. Lucinha vai disputar sua primeira eleição a cargo legislativo e frisa a importância de ter uma ‘Sem Terra na Assembleia’.

“O que nós queremos é contrapor esse sistema e criar um outro onde nós não sejamos avaliados pela nossa cor da pele, pelo dinheiro que você tem no bolso ou por quantos hectares de terra. Vamos construir um sistema onde o ser humano esteja na centralidade de tudo que a gente for construir. Onde o meio ambiente, as florestas, os territórios sejam um patrimônio maior. É nesse contexto que o meu mandato irá se encaixar”, afirma a petista ao lado de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Presente ao ato, a pré-candidata a deputada federal Elisângela Araújo (PT) também destacou em sua fala a importância de ter mais mulheres ocupando a Assembleia Legislativa. A dirigente nacional do MST, Liu Durães, reafirmou a posição. “Precisamos dizer que queremos e precisamos ter mulheres na Assembleia, mas que a candidatura de Lucinha é pra demarcar que não é qualquer mulher que representa nosso projeto, tem que ser uma mulher de luta, tem que ter responsabilidade com os movimentos sociais, com a trajetória da nossa gente, tem que ter cuidado e zelo e com a nossa coletividade”.

O atual deputado federal, Valmir Assunção, amigo de Lucinha e que disputará reeleição para o Congresso Nacional, esteve em Eunápolis e reforçou seu apoio à pré-candidatura da liderança feminina na Bahia. Assunção também relembrou a trajetória de Lucinha na política. “Compartilhamos a mesma história, a mesma trajetória e o mesmo compromisso com a luta camponesa”, disse o deputado. Além de Eunápolis, Lucinha percorrerá a Bahia para realizar três outros lançamentos da campanha nas cidades de Juazeiro, Feira de Santana e Itaberaba, na primeira semana de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.