Vitória de todas as mulheres negras, diz Ireuda Silva sobre primeira mulher negra eleita vice-presidente da Colômbia

A vereadora licenciada Ireuda Silva (Republicanos) comemorou a eleição da primeira mulher negra como vice-presidente da Colômbia, uma conquista para todas as mulheres negras do mundo e um sinal de avanço dos tempos. Para a republicana, o fato é notório e precisa ser amplamente comemorado.

Antes de iniciar a carreira política, Francia Márquez foi advogada e ex-trabalhadora doméstica. “A eleição de Francia na Colômbia é também uma vitória coletiva, de todas as mulheres negras. É um avanço significativo a ser comemorado, que significa a ascensão de pessoas historicamente discriminadas e exploradas. Além disso, o fato certamente alimentará um contexto favorável ao progresso de outras mulheres negras, em outros lugares do mundo”, avalia Ireuda.

Francia é mãe e ativista social há décadas. Protagonista da própria história, formou-se na universidade e conquistou diversos espaços de destaque historicamente ocupados por homens. “O lugar da mulher é onde ela quiser. Infelizmente, às vezes temos dificuldade para entender que essa frase expressa uma possibilidade real, tamanhos são os obstáculos impostos pelo machismo e pelo racismo estrutural. No entanto, a trajetória de Francia, semelhante à de quase todas as mulheres negras que ascendem como ela, mostra que nossa luta sempre nos transforma. Por mais árdua que seja”, acrescenta Ireuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.