Carletto sugere auxílio das Forças Armadas nas ações de vacinação da população brasileira contra a Covid-19
Durante esse período de pandemia, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) já apresentou diversas proposições, inclusive relacionadas à vacinação. Agora, o parlamentar apresentou uma Indicação, sugerindo ao Poder Executivo que se considere o engajamento das Forças Armadas nas ações de vacinação da população brasileira contra a Covid-19. De acordo com Carletto, os principais desafios são logísticos.
“É preciso fazer chegar, a tempo e em corretas condições, vacinas e insumos a todas as localidades de um país de dimensões continentais. Vacinar, com rapidez e eficiência, uma população superior a duzentos milhões de habitantes. Por isso sugerimos que o Sistema Público de Saúde (SUS) seja, na superação dessa crise, auxiliado pelas Forças Armadas, que dispõem de recursos valiosíssimos, como numeroso efetivo, presença nos locais mais distantes do território nacional e um conhecimento inigualável do nosso Brasil e suas particularidades”, detalhou o deputado.
O parlamentar ainda destacou que a medida que está sendo proposta nada tem de impossível. Carletto relembrou que a participação dos serviços militares de saúde está prevista no art. 45, § 2º, da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”.