DestaquesPolítica

Audiência pública na ALBA discute “Crise da Segurança Pública e as Câmeras nos Fardamentos”

Nesta quarta-feira, 08, às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realiza-se audiência pública com o tema “Crise da Segurança Pública e as Câmeras nos Fardamentos”. Atendendo reivindicação de entidades representativas do Movimento Negro da Bahia, o deputado Hilton Coelho (PSOL) solicitou a realização do evento. “O governador Jerônimo Rodrigues ainda não providenciou a instalação de sistema de vídeo e áudio nas viaturas e uniformes dos policiais militares e civis, como indica projeto de nosso mandato apresentado em 2021. A audiência será um momento importante para discutirmos uma política de segurança que não tenha apenas corpos negros como alvo”, afirma o parlamentar.

Para Hilton Coelho, “a sociedade tem cobrado respostas das autoridades motivada por flagrantes ações violentas e elevado número de letalidade, supostamente em confrontos, nas zonas periféricas, onde moradores fazem reclamações constantes de ações truculentas. Além disso, diversos casos de ilegalidades em abordagens têm vindo à tona através de gravações feitas por celular de pessoas, prática ensinada e promovida por entidades de defesa dos Direitos Humanos como elemento contra possíveis atuações ilegais”.

Na avaliação do legislador, “os registros também protegerão as trabalhadoras e trabalhadores que atuam na segurança pública, já que os dados são transmitidos em tempo real para acesso remoto e com o equipamento acoplado ao corpo, o policial pode ter sua posição facilmente rastreada e informada com exatidão a outras equipes da PM em casos de necessidade de reforço. O registro audiovisual da ocorrência eleva a outro patamar a investigação e a instrução processual penal, hoje fortemente dependente do testemunho dos policiais. Aguardamos e reafirmamos o convite às entidades e pessoas que desejam a construção de uma Bahia melhor. Hoje somos o segundo estado que mais mata em operações policiais, atrás somente do Rio de Janeiro e à frente inclusive de São Paulo”, finaliza Hilton Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *