Esportes

Com passagens aéreas concedidas pela Sudesb, atletas baianos representam o estado em competições nacionais nesta semana 

Atletas da natação, do tênis de mesa, do skate, do xadrez e do futebol de 7 já se encontram no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Ceará 

Oito atletas baianos da natação, do tênis de mesa, do skate e do xadrez mais um time do futebol de 7 viajaram nesta semana, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para a disputa de competições nacionais importantes da modalidade. Eles já se encontram em cidades da região Sul, Sudeste e Nordeste em busca de títulos de expressão para a carreira, representando a Bahia. 

No Rio de Janeiro, Enzo Ibanez, 21, e Dan Spínola, 18, estão disputando o Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior Sênior de Verão de Natação. Considerado o 4º melhor nadador brasileiro na categoria absoluto, Enzo vai nadar em quatro provas: 200m medley; 100m costas; 200m peito; e 50m livre. Ele acumula um título nacional na prova 200m medley e dois vice-campeonatos – um nos 100m costas e um nos 200m peito, além de medalhista nos Jogos Mundiais Universitários e nos Jogos Universitários Brasileiros. 

“Ficamos sempre muito nervosos antes e durante as competições tão importantes como essas. Nadar um brasileiro é o fruto de esforços diários, de muito sacrifício e da disciplina de uma equipe que escolheu confiar em mim. Então, imagine a responsabilidade. Mas, justamente toda essa pressão e foco também trazem a confiança para nadar esperando sempre o máximo de mim. Hoje, posso dizer que estou em uma fase boa, mas ainda em busca da melhor”, comenta Enzo sobre suas expectativas.  

Já Dan, o primeiro do ranking baiano da sua categoria, está em busca de quebrar o recorde estadual. Ele vai nadar nas provas do 100m e 200m peito. Nos 100m peito, o nadador vem do título na Copa Pacífico, competição realizada em outubro em Cali, na Colômbia, para onde ele também viajou com passagens aéreas concedidas pela Sudesb. 

Tênis de Mesa – Os mesa-tenistas baianos Caio Souza, 36, e Iuki Alves, 20, também já se encontram na cidade de São Paulo, onde representam a Bahia no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Enquanto ambos jogam juntos na categoria absoluto B entre seleções de estado, Caio disputa a categoria senior de 30 a 40 anos e absoluto C individual e Iuki compete na sub-21 e absoluto B individual. Os dois atletas apontam a importância do apoio da Sudesb com as passagens para viajar, representar o estado e buscar trazer os títulos para casa. 

“Nossa expectativa é ficar entre as três melhores seleções do País no absoluto. No absoluto individual, também tenho chances de estar entre os três primeiros apesar do grande número de inscritos, enquanto, no senior individual, será a categoria com o maior nível técnico que irei competir. Se eu conseguir ficar entre os oito melhores, será muito bom. Sem o apoio da Sudesb, seria impossível participar deste nacional já que estamos sem patrocínio e os valores das passagens estão surreais”, afirma Caio. 

Skate – Os baianos também buscam dominar a capital paranaense de Curitiba durante o Campeonato Brasileiro de Skate Park Amador 2023. Dos cinco skatistas presentes, dois viajaram com apoio da Sudesb para competir na categoria park amador: Wesley Lucas, 24, e José Henrique Oliveira, 25. Completando a equipe, estão: Letícia Borges, 15, na categoria park feminino iniciante; Osmar Nakad, 60, na park master; e Jaílson dos Reis, 38, na park master. 

Xadrez – Já os principais enxadristas do país estarão em Recife neste final de semana para competir no 89º Campeonato Brasileiro de Xadrez apenas com a categoria absoluta. A Bahia estará representada com sete atletas, cinco de Salvador, um de Feira de Santana e um de Paulo Afonso. Entre eles, os soteropolitanos Enzo Suzarte, 21, e Benício Bulhões, 14, viajaram com passagens aéreas concedidas pela Sudesb. 

O presidente da Federação Baiana de Xadrez (FBX) e também atleta, Luciano Zallio, 41, explica que, para ser considerado campeão brasileiro, é necessário somar a maior pontuação dentro dos critérios de desempate após 11 rodadas no formato suíço (todos jogam contra jogadores diferentes com a mesma pontuação em uma hora e 30 minutos mais 30 segundos de acréscimo) durante o final de semana. Com os classificados a partir de algum torneio aberto do Brasil pelo país, os dois primeiros colocados vão compor a equipe olímpica do Brasil na Olimpíada de Xadrez 2023. 

“Essa é a competição máxima do Brasil. Enzo se tornou Mestre e Benício Candidato a Mestre (CM) no Campeonato Brasileiro do ano passado, no qual foram, respectivamente, vice-campeão e 3º lugar nas suas categorias. Agora, disputam o absoluto, com a expectativa de Enzo ficar entre os dez e Benício se tornar Mestre. O apoio da Sudesb permite que estes atletas participem porque são muitos custos. A contribuição da passagem ajuda muito e possibilita conquistar o objetivo de trazer nossos melhores atletas e obter os melhores resultados para a Bahia”, acrescenta Luciano. 

Futebol de 7 – A equipe da Bahia, composta por 44 membros entre jogadores e corpo técnico, viaja nesta quarta-feira, 13, para a cidade de Fortaleza, no Ceará, onde disputam a Copa Nordeste de Futebol 7 entre sexta-feira, 15, e domingo, 17. Com a solicitação da Federação Baiana de Futebol 7 Society (FB7S), a Sudesb está concedendo to transporte. 

Ascom Sudesb 

Maurício Viana 

14.12.2023 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *