Salvador

FPC recebe 200 participantes de toda Bahia no Dia do Bibliotecário realizado na Biblioteca Central

Com um público de 200 bibliotecárias e bibliotecários de toda a Bahia, aconteceu nesta terça-feira (12), na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador, evento comemorativo ao Dia do Bibliotecário. O encontro promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), teve o tema central “Igualdade racial nas bibliotecas: diálogos sobre os povos negros, originários e tradicionais em equipamentos culturais”.

O Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, reforçou que as bibliotecas são espaços essenciais na promoção da igualdade racial, e celebrou a união entre a classe dos bibliotecários em defesa das pautas do livro e leitura na 4° Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em Brasília.

“Por meio das nossas ações, o nosso objetivo é que possamos alcançar maior amplitude na luta antirracista. Através das nossas bibliotecas públicas, comunitárias, já promovemos uma programação não somente antirracista, mas contra a violência de gênero e todas as formas de exclusão. Em nossas idas ao interior do estado, em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação, as nossas ações também tem sido permeadas por esse horizonte. Nesse dia simbólico, parabenizo a atuação em rede dos bibliotecários na 4° CNC, que estiveram presentes defendendo o livro a leitura e as bibliotecas públicas”, enfatizou Pinheiro.

A Presidente interina do Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região – CRB, Barbara Barcellos, fez uma reflexão sobre o papel das bibliotecas no combate ao racismo.

“O racismo só cresce! E o que nós temos feito em nossas bibliotecas para combater o racismo? Participem, questionem e desenvolvam habilidades para promover o letramento racial. Precisamos melhorar as estatísticas e as bibliotecas precisam estar engajadas. A meu ver, são práticas de combate ao racismo relacionados diretamente com as bibliotecas e os bibliotecários: promover a educação através da busca pelo conhecimento, a promoção da diversidade e inclusão, e no incentivo do diálogo e da conscientização”, pontuou.

O Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, enfatizou o papel das bibliotecas no empoderamento da população.

“Hoje celebramos o nosso papel, mas também refletimos sobre esse caminho desafiador na luta antirracista, mas, tenho certeza da nossa capacidade e poder transformador de promover a inclusão, pois a cada iniciativa de promoção à leitura, nós reforçamos nosso compromisso com a sociedade e com a justiça social”, disse Cordeiro.

Também compuseram a mesa de abertura do evento a Diretora de Bibliotecas Públicas da Bahia (DIBIP/FPC), Tamires Neves, e o Diretor do Instituto de Ciência da Informação-UFBA), Gillian Leandro de Queiroga Lima.

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia (5º região), o Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia e o Conselho Federal de Biblioteconomia, visa proporcionar o compartilhamento de experiências e informações acerca das ações de incentivo à leitura, ao livro e a cultura dentro da perspectiva da ação do bibliotecário (a) enquanto mediador (a) da informação nas diversas tipologias de bibliotecas.

A atividade contou com a presença de profissionais bibliotecários, estudantes, docentes, gestores de bibliotecas públicas estaduais, municipais e escolares e demais profissionais das áreas afins.

A programação foi composta por mesas de conversas com os temas: “O papel do (a) bibliotecário (a) em prol da discussão da Agenda 2030 e seus novos objetivos sob a perspectiva do Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022”; Bibliotecas enquanto equipamentos culturais transformadores: reflexões sobre a memória, identidade e o papel da pessoa bibliotecária na construção cidadã; e “Percursos entre o livro, a leitura e a cidadania percorridos pelo profissional bibliotecário (a): relatos de experiência”. Além de intervenção musical, lançamentos dos livros , oficina de letramento racial, stands de vendas e sorteios de livros.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *