Salvador

Marcelo Maia reúne órgãos do poder público em visita técnica no Parque Solar Boa Vista

O vereador Marcelo Maia (PMN) acompanhou a visita técnica ao Parque e Casarão Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, nesta segunda-feira (24), para apresentar os problemas do local a representantes do poder público. A visita foi proposta pela promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) Eduvirges Ribeiro Tavares, durante a sessão especial, que aconteceu na Câmara Municipal de Salvador.

A caminhada pela área contou com a presença do Ministério Público do Estado da Bahia, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), bem como da Procuradoria Geral do Estado, da Secretaria de Administração da Bahia, da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Diretoria de Iluminação de Salvador.

Durante o percurso, os visitantes puderam ver as condições precárias que se encontra o Parque, tomado pela alta vegetação, com as praças, quadras e espaços de convivência depredado, além de ser um espaço insalubre com grande quantidade de acúmulo de lixo. Eles puderam conhecer ainda o casarão que se encontra em ruínas e sem receber nenhum tipo de reparo desde o ano de 2013, quando foi atingido por um incêndio.

Marcelo destaca a importância da visita para o andamento do processo de revitalização do imóvel. “É muito importante que as autoridades conheçam essa situação de perto e não apenas por fotos estrategicamente encaminhadas e anexadas nos processos. A realidade é cruel e muito diferente das fotos, pois aqui, frente a frente, não tem como maquiar o problema”, explica o edil.

Após a visitação, o Ministério Público do Estado da Bahia propôs uma audiência de instrução para o chamamento dos órgãos competentes a sua responsabilidade quanto ao espaço, além disso, a criação de um “grupo de trabalho”, reunindo todos esses órgãos também deve acontecer visando dar mais celeridade ao processo de recuperação integral do Solar Boa Vista.

História – Marcelo Maia lembra ainda que o prédio foi morada do poeta Castro Alves, mas também já sediou o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal da Educação, que ainda funcionava no local até o incêndio, em 3 de janeiro de 2013.

O prédio faz parte de uma área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que compreende todo o Parque Solar Boa Vista, de mesmo nome do casarão. Atualmente, algumas áreas do parque estão sendo utilizadas através da Secretaria de Saúde (SESAB), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), da Secretaria de Cultura (SECULT-BA) e também pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *