Municípios

Merendeiras da rede municipal de Lauro de Freitas passam por capacitação sobre boas práticas de manipulação de alimentos

Mais de 170 profissionais que atuam na produção da alimentação escolar em unidades da Rede Municipal de Lauro de Freitas, administradas pelo Grupo LemosPassos, foram capacitados na tarde desta quinta-feira (09) sobre boas práticas para a manipulação dos alimentos, higiene pessoal e do ambiente, qualidade e elaboração de cardápios. O treinamento, que acontece uma vez a cada ano, foi realizado no Cine Teatro, localizado no Centro da cidade.

Em cima do palco, os instrutores utilizavam os equipamentos que são manuseados no dia a dia pelas merendeiras, como fogão, panelas, geladeiras e baldes de lixo. De forma simplificada, temas como rotina de higienização, preparo de solução clorada, higienização de hortifrúti e o uso correto dos equipamentos para evitar acidentes, além do reforço quanto às medidas de prevenção da Covid-19 foram abordados. “Esse momento é importante para prevenirmos durante todo ano qualquer situação relacionada a contaminação de alimentos”, destaca a nutricionista e diretora da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Caroline Oliveira.

Em Lauro de Freitas, as refeições são produzidas nas cozinhas das unidades escolares. O cardápio variado é elaborado por equipe técnica de nutricionistas com base na legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para a merendeira da Escola Municipal Solange Coelho na Itinga, Jaciara Costa, a capacitação é muito importante para manter a segurança das crianças. “É a primeira vez que participo deste curso e avalio como muito necessário. A partir das informações colhidas aqui vou ter mais segurança no manuseio dos alimentos”, disse.

O único homem que trabalha na merenda em Lauro de Freitas, Luís Eduardo de Melo, conta que sua rotina é de muita dedicação ao trabalho e com as novas informações recebidas na capacitação os cuidados serão reforçados. “Eu amo o que faço e ver as crianças se alimentando bem e pedindo para repetir o prato para mim é uma satisfação”, falou.

Texto -Giovanna Reyner

Fotos  Danilo Magalhães 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *