EsportesNacional

Morre Dorval, um dos maiores ídolos da história do Santos

Um dos grandes ídolos do Santos Futebol Clube, o ex-jogador Dorval morreu neste domingo (26). Aos 86 anos de idade, ele estava internado na Casa de Saúde de Santos (SP) com quadro clínico delicado, com muita tosse. 

Segundo nota publicada no site do clube santista, a informação da morte foi confirmada pela sobrinha do ex-jogador que o acompanhava. O velório será no Salão de Mármore, na Vila Belmiro, em horário que ainda será divulgado. O clube decretou sete dias de luto.

Melhor ponta-direita

Nascido em Porto Alegre, em 26 de fevereiro de 1935, Dorval Rodrigues chegou ao Santos em 1957 e foi considerado, pela crítica esportiva o melhor ponta-direita da história do Clube. Nos anos 1960 formou o Ataque dos Sonhos, ao lado Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Entre suas conquistas, estão o bicampeonato da Libertadores e o bi mundial de 62 e 63, os brasileiros de 61, 62, 63, 64 e 65, e os paulistas de 58, 60, 61, 62, 64 e 65. Fez 612 jogos com a camisa do Santos, a quinta maior participação entre todos os jogadores, e marcou 194 gols, sendo o sexto maior artilheiro da história do Peixe.

Reverência

O presidente do Santos, Andres Rueda, lamentou a perda do ídolo. “Dorval é um dos jogadores inesquecíveis, que ajudou a construir essa linda história do Santos. Merece todas as reverências por sua trajetória. O Santos perdeu um de seus maiores ídolos hoje”, afirmou, em nota publicada no site do clube.

Com informações da Agência Brasil 

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

 

Dorval Rodrigues com a camisa da Seleção Brasileira
Créditos: Arquivo

Nota divulgada pela CBF:

Com profundo pesar, a Confederação Brasileira de Futebol recebeu, nesse domingo (26), a notícia do falecimento de Dorval Rodrigues, ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Santos Futebol Clube, aos 86 anos de idade.

Um dos maiores ponta-direita da história do Santos, Dorval fez parte de uma geração vitoriosa do clube. Em campo, tinha como companheiros Pelé, Pepe, Mengálvio e Coutinho. Juntos o ataque imbatível enfileirou títulos pelo Peixe, incluindo o bicampeonato do Mundial em 1962 e 63, depois de vencer duas vezes a Copa Libertadores nos mesmos anos. O ex-atacante honrou a camisa santista em 612 jogos, sendo o quinto jogador a mais vezes vesti-la na história, e somou 194 gols.

Pela Seleção Brasileira, sua história começou em 1956, quando foi convocada pela primeira vez. A estreia com a Canarinho aconteceu apenas em 10 de março de 1959, contra o Peru, na estreia da Seleção no Sul-Americano disputado em Buenos Aires, na Argentina. Na primeira exibição após o título da Copa do Mundo de 1958, o Brasil acabou ficando com o vice-campeonato.

Com a camisa da Seleção, Dorval atuou em 13 jogos e conquistou os títulos da Taça Bernardo O’Higgins, em 1959 e 1961, Taça Oswaldo Cruz, em 1961, e Copa Roca, em 1963.

A CBF, sua diretoria e seus colaboradores lamentam profundamente o falecimento de Dorval Rodrigues e, em nome de toda a comunidade do futebol brasileiro, estendem votos de força e solidariedade a seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *