Policial

Operação Navio garante a segurança de mais de cinco mil turistas que desembarcam em Salvador

Ação foi desencadeada no dia 15 de outubro e segue até março de 2024, com emprego de equipes do Batalhão de Policiamento Turístico, do 18º Batalhão de Polícia Militar e reforço na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista.

Para garantir a tranquilidade dos mais de 320 mil turistas que desembarcam, até março de 2024, no Porto de Salvador, equipes das Forças da Secretaria da Segurança reforçam o policiamento ostensivo e preventivo, no Comércio e principais pontos turísticos da capital baiana, com ‘Operação Navio 2023/2024’.

A iniciativa é realizada durante toda a temporada de chegada de embarcações, iniciada no domingo (15) e finalizada em março de 2024, com a redução das festas populares e o final do verão. Setenta e oito navios são aguardados para o período.

O tenente-coronel Taylon Cavalcante, comandante do Bptur, explicou que a operação atende a turistas e tripulantes das embarcações, ao recepcionar turistas espanhóis que visitaram o Pelourinho. “Os turistas chegam aqui e ficam maravilhados, se sentem tranquilos para circular e conhecer as belezas da cidade”, frisou.

A iniciativa envolve equipes do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Bptur), do 18º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO) e da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), além da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista.

Os policiais irão patrulhar a área do comércio, Pelourinho, Farol da Barra, Bonfim, Rio Vermelho, Praia do Forte, e outros pontos com grande fluxo de visitantes.

Quando acontece algum tipo de ocorrência com vítima de outras cidades ou países, o caso é recepcionado por um dos integrantes da Deltur. A unidade conta com profissionais capacitados e com fluência em diferentes idiomas, como explicou a delegada substituta, Cinara Moraes.

Ações

As equipes reforçam o embarque e desembarque dos viajantes e acompanham ônibus de turismo que os direcionam os grupos para outros pontos, a exemplo da região Litoral Norte. A chegada de cada embarcação é alinhada com a empresa portuária.

Durante todo o período serão empregadas motocicletas, viaturas de quatro rodas e Bases Móveis estacionadas em espaços estratégicos.

Imagens: Vitor Barreto/ Ascom SSPBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *