Secis instala segundo “Papa Plástico” na orla de Stella Maris
Iniciativa visa criar pontos de coleta de resíduos plásticos com formato alusivo a um peixe para promover consciência ambiental marinha
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência instalou nesta segunda-feira (17) o segundo “Papa Plástico”, na orla da praia de Stella Maris, em Salvador. A iniciativa, prevista no Planejamento Estratégico da Prefeitura e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos plásticos com formato alusivo a um peixe, visando promover a consciência ambiental marinha na população.
Um outro equipamento está na praia da Boa Viagem há um mês e a previsão é que mais um seja colocado na região de Itapuã. As localidades atraem milhares de banhistas aos finais de semana, o que acentua o acúmulo irregular de plásticos na areia e mar. “Essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marítimas. Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis”, explica Marcelle Moraes, titular da pasta.
Na última edição da megaoperação de limpeza promovida no mês passado pela Secis, “Praia Massa é Praia Limpa”, foram recolhidos 146 quilos de resíduos sólidos poluentes na praia da Boa Viagem. O item recordista é a tampa de metal, comumente usada em garrafas de bebidas alcoólicas ou de refrigerantes.
“Precisamos despertar urgente a sensibilidade da sociedade para a importância do descarte correto de resíduos plásticos e como eles podem afetar e prejudicar, não somente o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo, tornado, dessa forma, as praias mais limpas, sustentáveis e atrativas”, completou Marcelle.