Salvador

Virada Sustentável: festival da virada contará com coleta seletiva solidária

A 1ª edição do projeto Virada Sustentável: Coleta Seletiva Solidária, que acontece na Arena Daniela Mercury (Boca do Rio), durante o Festival Virada Salvador oportuniza aos participantes da festa, a possibilidade da destinação adequada dos resíduos sólidos, através do trabalho dos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados, totalizando o envolvimento de cerca de 132 profissionais.

A ação socioambiental é realizada por 12 associações e cooperativas da capital baiana: Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã, junto com a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, que fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Solar Coca-Cola, MPT-BA, MPBA e DPU.

A iniciativa visa garantir melhores condições de trabalho e renda para os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos, ou seja, aqueles que não fazem parte das associações e cooperativas. Além de promover a preservação do meio ambiente, por meio da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, garantindo a destinação ambientalmente adequada desses materiais.

De acordo com Joilson Santana, coordenador executivo do CAMA, uma central da coleta seletiva solidária será instalada na Arena Daniela Mercury, onde os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos serão cadastrados, receberão EPIs e fardamentos, além de realizarem a  comercialização dos materiais recicláveis, como: pet, plástico e latas de alumínio.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *