Municípios

Casa de apoio Barnabé abre as portas para a comunidade conhecer a instituição

Claudio Foleto

A Casa de Apoio Barnabé é um projeto sem fins lucrativos e tem o objetivo de ajudar o próximo. O público que a entidade acolhe são os amigos e parentes de pessoas de outras cidades que precisam realizar tratamento médico em Barreiras, porém não tem condições para alugar uma casa ou pernoitar em hotéis e pousadas. Muitos dormem na rua, nas imediações dos hospitais sem ter o que comer, nem mesmo onde realizar sua higiene pessoal. De forma gratuita essas pessoas recebem abrigo, alimentação e muito amor e carinho.

A instituição existe desde 2017 e já ajudou mais de 2000 pessoas de diferentes locais do país. Com a casa sempre cheia, dispõe de 30 leitos e serve café da manhã, almoço e janta para os hóspedes. Em seis anos de funcionamento já foram servidas quase 50mil refeições diárias. A rotatividade é intensa e a todo o momento pessoas entram e saem da casa. Funciona das 07h às 20h, mas recebe hóspedes em qualquer hora.

Órgãos de saúde reconhecem a Casa de Apoio, por esse acolhimento gratuito e receptivo. Para a coordenadora da entidade, Eliane Magalhães, não importa o tempo que a pessoa ficará hospedada, a intenção será sempre acolher e dar o apoio. As pessoas chegam de outras localidades, fragilizadas com seus entes enfermos, muitos nem conhecem a cidade. “Nossa Casa não faz qualquer tipo de seleção, recebemos qualquer pessoa que não tenha para onde ir. A todo o momento o Hospital do Oeste, UPA, Hospital Eurico Dutra, Centro de Saúde Leonídia Ayres e a Assistência Social de Barreiras entram em contato direcionando essas pessoas” informa.

Para o hóspede Marcelino Cardoso, 62, que veio da cidade de Côcos, na divisa com Minas Gerais, a Casa de Apoio foi sua salvação. “Trouxe meu pai que sofreu um derrame cerebral e está internado já faz oito dias. Viajamos sete horas e no primeiro dia dormi em uma cadeira no HO. Graças a Deus consegui este lugar pra ficar. Não conheço nada da cidade e não temos condições de pagar por uma moradia. Aqui tenho comida e abrigo, sou muito grato por este local existir”, relatou o filho que acompanha o pai de 89 anos internado.

Como ajudar ?   A instituição possui parcerias que não deixam faltar comida. Com três funcionários fixos, com carteira assinada, a maior necessidade neste momento são materiais de limpeza, forros de cama, travesseiros e alimentos ricos em proteínas como ovos e carnes.

Eliane Magalhães reitera que a casa está organizada, recebeu recursos de fundos institucionais e reformou o local, climatizou os quartos com ar condicionado e também consegue pagar o salário dos funcionários com diferentes fontes de recursos. Porém é preciso mão de obra para realizar as atividades básicas, como limpeza e manutenção do prédio.

“Nossa urgência é com pessoas que queiram nos ajudar como voluntárias não é necessário que permaneça o dia todo na casa. Hoje só temos somente uma voluntária e não está sendo fácil administrar as atividades, faço esse apelo a população que queira nos ajudar, doe seu tempo ele é valioso para a gente”, destaca a coordenadora.

Pessoas interessadas em ajudar com comida, produtos e principalmente com serviços de hidráulica, limpeza e atividades gerais entrem em contato pelo telefone (77) 99989-2588 e 3611-3774. Conheça a Casa de Apoio Barnabé que fica localizada à rua Tapajós Nº90, Vila Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *