Destaques

Profissionais da MCO-UFBA fazem treinamento no Hupes para atendimento a casos de covid-19

A parceria entre as duas instituições proporciona atendimento mais qualificado aos usuários do SUS

Cerca de 40 profissionais da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) passaram por treinamentos com profissionais do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) – ambos hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh e à Universidade Federal da Bahia (UFBA) – desde o mês de maio. Os treinamentos são voltados ao manejo de pacientes confirmados com covid-19 e abordam temas como pré-oxigenação, indução anestésica, intubação orotraqueal, ventilação mecânica, ressuscitação cardiopulmonar e transporte de paciente.

A parceria tem o objetivo de preparar os profissionais da área de saúde para atuar no enfrentamento à pandemia de covid-19. Para isto, conta com um ambiente montado para oferecer condições de simulação realística, com uso de manequim apropriado para as manobras respiratórias, ventilador pulmonar e todo aparato necessário para as práticas voltadas ao manejo do paciente com complicações respiratórias.

Os treinamentos são organizados pelos médicos do Hupes, Joamar Nunes, da Unidade de Referência em Agudos, e João José, anestesiologista, e contam com a participação de outros instrutores das áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia. A atividade ocorre diariamente na sede do Hupes.

“Neste momento de pandemia e de recursos escassos, a formação de parcerias entre instituições de ensino e saúde é de fundamental importância para o atendimento ao paciente. Desde maio, os profissionais de saúde da Maternidade de diversas áreas vêm participando do treinamento. Os colaboradores já treinados sentem-se mais seguros para atuar no enfrentamento ao Covid-19”, ressalta Carolina Thé Macêdo, chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da MCO-UFBA.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

A Maternidade Climério de Oliveira e o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 Com informações da Assessoria de Comunicação do Hupes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *