Salvador

Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP) completa 40 anos e Hilton Coelho apresenta moção de congratulações na ALBA

Com moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o deputado Hilton Coelho (PSOL) parabenizou o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP). “Fundado no dia 08 de março de 1982, o GRUMAP surge resistindo à ditadura militar no Brasil. Desde então, realiza um trabalho de enfrentamento diário ao capitalismo, ao poder branco, racista e machista que há mais de 500 anos implementa o genocídio no Brasil. Organização da sociedade civil constituída por mulheres negras moradoras da comunidade Alto das Pombas, busca em seu agir político diário afirmar seu protagonismo e autonomia enquanto movimento popular de mulheres negras feministas”, afirma o parlamentar.

Ele destaca que “a entidade articula-se com diversas organizações sociais, como o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), universidades públicas, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) com quem realiza projetos de extensão na área da saúde preventiva. Com trabalho centrado na formação crítica, o GRUMAP inventa e reinventa seus métodos de trabalho de base: das rodas de conversa, à ocupação das ruas com uso de carro de som até os instrumentos mais recentes como a produção de podcast e webdoc que chegam a cada domicílio através dos celulares”.

Hilton Coelho conclui afirmando que “nestes 40 anos de história, o GRUMAP fez chegar à comunidade o recado do autocuidado como forma de resistência e o fez de forma especial durante a pandemia da COVID-19. São quatro décadas de trabalho permanente. Para além das reuniões ordinárias, oficinas, vivências, trocas, destacam-se ainda as agendas históricas como o 8 de Março #8M, o Julho das Pretas e o Dia Internacional das Mulheres Afro-latinas e Afro-Caribenhas. Parabenizamos e desejamos vida longa às mulheres do GRUMAP pelos seus 40 anos de muita história, resistência, criatividade e subversão através da educação e cultura popular”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *