Operação Carro-Pipa federal garante abastecimento a mais de 2 milhões de pessoas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), fechou um balanço da execução da Operação Carro-Pipa (OCP) federal em 2019: a soma dos pagamentos efetuados chega a R$ 610,5 milhões. O Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, é responsável pela operacionalização dos trabalhos que alcançam centenas de famílias em áreas rurais.

Atualmente, a iniciativa atende – em média, por mês – mais de 2 milhões de pessoas em 657 cidades do semiárido brasileiro. A OCP federal está em dez estados brasileiros, contanto com 4.361 carros-pipa monitorados. Esses números acompanham a dinâmica do clima e o impacto da seca.

O MDR e o Exército têm trabalhado na melhoria contínua das ações, sempre priorizando o atendimento às famílias do sertão. Os esforços da equipe no sentido de aprimorar os trabalhos e otimizar a gestão da operação – tanto na captação da água quanto em sua distribuição – já resultaram em uma economia de R$ 175,3 milhões aos cofres públicos em 2019. O valor representa uma redução de 22% em comparação ao total aplicado no ano passado, sem a exclusão de beneficiários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *