Elaboração do Plano de Saneamento Básico de Jequié já pode começar

A elaboração do plano de saneamento básico do município de Jequié foi autorizada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Miranda, no último dia 9/12.  O plano está sendo viabilizado graças ao empenho dos deputados Waldenor Pereira  (federal) e Zé Raimundo(estadual), que destinaram recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 408mil e fizeram gestões junto aos órgãos públicos.

“O nosso mandato, em parceria com o deputado Zé Raimundo, tem feito grande esforço para priorizar os investimentos no sentido de dotar Jequié e outras cidades de condições de atrair investimentos, uma vez que a legislação exige o plano de saneamento básico para que o município possa receber repasses de recursos da União e contrair empréstimos para esse fim. Estamos, nesse caso,atendendo a uma solicitação de colegas professores do Departamento de Biologiado Campus da UESB , em Jequié”, disse Waldenor Pereira, abrindo os rápidos pronunciamentos que marcaram a solenidade do ato autorizativo, no gabinete do secretário.

Para Zé Raimundo, o apoio à elaboração do plano é uma iniciativa arrojada, da qual tem orgulho de participar, junto com Waldenor.“Esse plano é fundamental para o saneamento, para o meio ambiente e, por consequência, a saúde da população”, defende.

O secretário Leonardo Miranda enalteceu a iniciativa dos deputados: “Sem dúvida que este é um ato importante para todos nós, porque aqui destravamos o processo para iniciar a elaboração dos planos de saneamento básico, que têm a mesma dimensão de um plano diretor urbano”, comparou. O plano deve ser traçado levando em conta quatro premissas do saneamento básico:abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos sólidos e drenagem. A empresa vencedora de licitação para elaborar o plano é a Saneando Consultoria e Engenharia Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *