Economia: Caixa quer reduzir juros do cheque especial a 2% ao mês

José Cruz/Agência Brasil

Feirão da Casa Própria da Caixa, em Brasília. O feirão ocorre até domingo (27) nas cidades de Brasília, Belém, Campinas, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza e Recife.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que a instituição pretende reduzir a taxa de juros do cheque especial para 2% ao mês. A declaração foi dada em uma entrevista ao jornal O Globo publicada nesta sexta-feira (10).

Em dezembro, a Caixa já havia diminuído a taxa do cheque especial de 4,99% para 4,95% ao mês para os clientes que recebem salário no banco. Ao veículo, Pedro Guimarães disse que já pediu um estudo à sua equipe para reduzir ainda mais o número. Ele explicou que a medida seria viabilizada com a redução da inadimplência e o aumento de clientes.

– A gente passou o cheque especial de 14% para 4%, e o meu objetivo é ir para 2%, 2,9% ao mês. Nós tínhamos uma inadimplência ‘X’ quando cobrávamos 14%, temos uma inadimplência muito menor quando cobramos 4,9%. Se a gente conseguir reduzir a inadimplência e aumentar a carteira, podemos continuar diminuindo o cheque especial porque o que interessa para a gente é a rentabilidade – explicou.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a elogiar Guimarães em sua transmissão ao vivo nesta quinta-feira (9) e disse que o presidente da Caixa poderia ser o “exterminador de bancos” por causa de sua política a respeito dos juros do crédito.

Sobre a iniciativa do banco em relação ao cheque especial, Pedro Guimarães afirmou que a intenção é trazer um “retorno para a sociedade”.

– Vamos ter um resultado recorde de lucro de 2019. Isso é uma demonstração de que a gente consegue reduzir juros e ter lucro. A gente busca lucro equilibrado, retorno para a sociedade e os clientes de forma equilibrada – destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *