Idosos participam de lavagem no Abrigo Dom Pedro II

Quase uma semana após a Lavagem do Bonfim reunir uma multidão de fiéis na Cidade Baixa, o clima do festejo religioso ainda se faz presente em outro ponto da capital baiana, mais precisamente em Piatã. Nesta quarta-feira (22), o Abrigo Dom Pedro II, que funciona no bairro, realizou uma lavagem própria com a participação de dezenas de idosos assistidos pela instituição.

A programação começou com um cortejo pelas dependências do abrigo e, para a ocasião, várias vovós fizeram questão de se vestir com indumentárias de baianas.

Houve quem se divertisse ao som dos cânticos do samba de roda e até quem percorreu todo o espaço segurando nas mãos jarros com água de cheiro e vassouras. O evento ainda teve apresentações musicais e feijoada no almoço.

À frente da organização da atividade, a assistente social Áurea Vasconcelos explicou que o evento foi organizado para manter uma espécie de tradição que existia no antigo edifício do Dom Pedro II, que funcionava na Boa Viagem. “Quando era na Cidade Baixa, ficávamos praticamente dentro do circuito da Lavagem do Bonfim e era mais fácil levar os idosos que queriam ver a movimentação da festa. Agora, em Piatã, resolvemos pela primeira vez ‘levar a Lavagem até eles’”, disse.

Desde o início desta semana, os idosos vinham se envolvendo na confecção de colares, vassouras e vestimentas. “Fizemos um trabalho produtivo para que eles se sentissem valorizados e pudessem entender qual era o propósito da atividade. A ideia do evento também é abençoar as dependências da unidade, independente da religiosidade de cada pessoa”, acrescenta Áurea.

Nina Barreto Lopes, 93 anos, elogiou a iniciativa e lembrou dos tempos em que ia na Basílica Santuário Senhor do Bonfim para pedir e agradecer pelas bênçãos alcançadas. “Peço sempre por saúde, paz e que não falte o pão de cada dia para todos nós”.

Para Maria da Conceição Lemos, 80 anos, o Dom Pedro II é mais do que um abrigo. “Isso aqui é uma pousada. Cuidam muito bem da gente e esta lavagem veio nos propiciar mais momentos de diversão e de confraternização”.

História – O Abrigo Dom Pedro II é gerenciado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e, desde 2018, funciona na Rua Juiz Orlando de Melo, 319, em Piatã. O espaço existe há 132 anos e, antes da transferência de local, funcionava no solar do antigo Asilo de Mendicidade Santa Isabel, na Avenida Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem.

O Dom Pedro II possui atualmente 57 idosos assistidos. No local, são oferecidas atividades educativas, culturais e de lazer para pessoas da terceira idade. Atua no local uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, cuidadores, dentistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Fotos: Bruno Concha/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *